07 mercado automatizado
Mais de 400 milhões de pessoas vão perder seus empregos até 2030, segundo um estudo da renomada consultoria McKinsey. A causa? Automatização! Esse estudo analisou cerca de 800 profissões em quase 50 países e concluiu que até 1 terço desses trabalhos serão automatizados.

Ainda com base nesse estudo, a consultoria sugere que as ocupações de nível mais operacional são as que correm mais riscos, independente do país. Em contrapartida, profissões que necessitam de muita interação humana, como médicos, advogados, professores e barman, estão menos suscetíveis a essa automatização.



Esse movimento já tem sido previsto há muito tempo em filmes de ficção cientifica, mas hoje é uma realidade que evoluí cada dia mais rápido. E essa mudança está acontecendo em todo mundo e em todas as profissões. Vai dizer que você não teve que aprender a lidar com uma tecnologia nova nos últimos 5 ou 10 anos? Não houve nenhum avanço tecnológico que tornou seu trabalho mais fácil? Pois é, todos vivemos isso.

Muitos especialistas afirmam que apesar da extinção de muitos postos de trabalho, outros tantos vão acabar surgindo. Mas a questão é como será essa mudança? Pelo que já podemos ver, as qualificações para esses novos postos de trabalho serão totalmente outras ou pelo menos haverão razoáveis mudanças nas habilidades requeridas.

O fato é que talvez isso seja uma oportunidade para a população trabalhar menos e ter mais tempo para fazer o que lhes dê prazer, inclusive para ocupar-se em outras tantas coisas. De qualquer maneira, podemos ficar tranquilos pois a tecnologia, em geral, vem para beneficiar a sociedade.

E você já se imaginou onde quer estar em meio a toda essa mudança?
Fonte: Época Negócios