O que fazer para se destacar em um processo seletivo de alta gerência? Assim como qualquer momento crucial da sua vida, quando você encontra a vaga certa que gostaria de ocupar você precisa estar preparado. E isso é ainda mais importante quando você está em um processo seletivo para uma gerência, então para ajudar a você a se planejar aqui vão 7 passos para você garantir que está bem preparado.

1) Esteja preparado para falar de si

Você certamente é capaz de falar um pouco de si, sobre suas qualidades, paixões e até dificuldades. Isso é importante, pois é uma oportunidade de você deixar claro os pontos que nem sempre constam em um currículo, ou se estão lá, é a chance de você mostrar um pouco!



2) Conheça a empresa e o produto dela

É muito provável que surja alguma questão que te permita falar da empresa e mostrar seu conhecimento sobre ela. Muitos candidatos vão se manter no feijão com arroz e falar o que leram nos sites e na internet, mas você precisa ir mais fundo pra se diferenciar. Tente colocar um pouco de você nessa resposta, colocando como pode ser um bom lugar para colaborar com suas habilidades e como você é capaz de somar aos pontos fortes da empresa.

3) Prepare um case de sucesso

Você tem que estar pronto para falar sobre o ponto mais alto da sua carreira. É uma oportunidade de mais uma vez colocar suas habilidades em evidência e mostrar como foram aplicadas para o sucesso, não se esqueça de falar também sobre as dificuldades de chegar ao sucesso, sem duvida a trajetória é importante.

4) Torne seu ultimo emprego um ponto positivo

Ao falar da sua última experiência e porque saiu de lá tente tornar isso o mais positivo possível. Todas as empresas têm pontos fortes e fracos, exalte o quanto os pontos fortes te favoreceram e fizeram você crescer, não tenha medo de falar sucintamente do motivo de saída, mas não de muita importância à isso.

5) Deixe claro sua forma de decidir as coisas

Ao longo da entrevista você vai poder deixar claro como você decidiu prosseguir com as alternativas na sua vida e carreira, então deixe claro o que lhe motivou e quais foram suas ponderações. Você sem dúvida tem as experiências certas para assumir essa vaga, mostre que também tem o comportamento certo.

6) Prepare-se para improvisar

Você pode ser pego de surpresa com uma pergunta inesperada ou um assunto que não tem domínio, mas não tenha medo, seja sincero e humilde. Tem que ficar claro a pessoa que você é e mesmo que faltar algum conhecimento ou domínio você tem que mostrar a sua força capaz de reverter isso.

7) Sobre os outros

Para um cargo de gerente, muitas vezes você precisará resolver problemas de pessoas de maneira direta e muitas outras vezes pessoas indiretas, por isso é muito importante que você inclua as pessoas que te ajudaram e a participação delas em todas as respostas. Lembre-se que você liderará um time, o entrevistador precisa sentir que você tem o comportamental necessário.


Gostou das nossas dicas? Acompanhe muitas mais em nossas redes sociais: