Cientista de Dados

Grande grupo de energia contrata Cientista de Dados
Estado: Rio de Janeiro
Categoria: energy
Descrição:
Sumario

Responsável por planejar e executar projetos de Data Mining/Analytics para implantação de soluções sistêmicas analíticas (descritivas, preditivas e prescritivas), baseadas em métodos, técnicas e algoritmos de Inteligência Computacional e Estatística, visando a gestão proativa aplicada aos diversos negócios da empresa. Deve apoiar e suportar as áreas de negócio no sentido de utilizar as informações analíticas para definição de estratégias e apoio às decisões; levantar novas necessidades, e propor melhorias. Deve interagir diretamente com a área de TI, visando obter a orientação e o suporte necessários ao desenvolvimento dos projetos. É responsável por elaborar reports sobre estudos, análises e resultados referentes a modelos analíticos, sendo referência como especialista em técnicas de Inteligência Computacional e Estatística.

 

Responsabilidades:

  • Estudar, projetar, construir, testar e implantar soluções analíticas (descritivas, preditivas e prescritivas), baseadas em métodos, técnicas e algoritmos de Inteligência Computacional e Estatística, visando a gestão proativa aplicada aos diversos negócios da empresa, como por exemplo: investigação de irregularidades e detecção de fraudes (combate às perdas comerciais); identificação, prevenção e redução de inadimplência de clientes; previsão de demanda de energia elétrica; monitoramento de equipamentos para manutenção preditiva; otimização da cadeia de suprimentos; alocação ótima de recursos humanos em projetos; otimização de rotas de veículos; avaliação de idoneidade, risco e scoring de clientes; Reconhecimento de Imagens; text e Web mining; segmentação e classificação de clientes etc.
  • Executar projetos de Data Mining/Analytics, baseados no processo iterativo aplicado a projetos dessa natureza, qual seja: 1) Necessidade: levantamento das necessidades/“dores” do negócio e definição das funções-objetivo; 2) Pré-processamento: seleção das variáveis relevantes, tratamento de outliers e dados faltantes; 3) Inferência: escolha dos modelos matemáticos/estatísticos possíveis e passíveis para cada tipo de problema, estimando os parâmetros que compõem os modelos, e; 4) Pós-processamento: avaliação dos resultados e da acurácia dos modelos elencados. Por fim, elaboração e publicação dos resultados (análises levantadas, correlações, tendências, comportamentos, acurácia, justificativas de desvios etc.) e das medidas a adotar.

  • Aplicar técnicas de visualização e de estatística para análise preliminar (pré-processamento) das diversas e volumosas bases de dados, estruturados ou não estruturados, candidatas a fonte de dados para os modelos analíticos.
  • Desenvolver melhorias constantes das técnicas aplicadas aos modelos analíticos, incluindo planejar e elaborar novos relatórios e relatórios customizados às necessidades dos clientes das áreas de negócio.
  • Interagir, apoiar e suportar as áreas de negócio no sentido de utilizar as informações analíticas (descritivas, preditivas e prescritivas) para a gestão proativa.
  • Interagir diretamente com a área de TI, especialmente com junto aos analistas de Business Intelligence, visando obter a orientação e o suporte necessários ao desenvolvimento dos projetos de Data Mining/Analytics.
  • Participar do estudo de novas oportunidades estratégicas para o grupo que podem ser suportadas pela Inteligência Computacional e Estatística.
  • Procurar acompanhar de forma genérica e regionalizada os acontecimentos políticos e econômicos que influenciam diretamente nas análises e estudos suportados pelas soluções analíticas implantadas.
  • Realizar apresentações orais sobre os projetos, análises e estudos sob sua responsabilidade.
  • Reportar, periodicamente, a seus superiores dentro do Grupo Energisa, o andamento das atividades e dos projetos.
  • Zelar pela segurança pessoal e de terceiros;
  • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade.


Requisitos

  • Ser capaz de interpretar os resultados e avaliar a adequação teórica dos modelos gerando informações concretas com embasamento teórico para tomada de decisão.
  • Perfil analítico.
  • Senso crítico apurado.
  • Conhecimento dos fundamentos específicos de Inteligência Computacional, processos estocásticos, inferência, teoria da probabilidade, estatística multivariada, modelagens em geral, de classificação de padrões, conhecimento de teoria de filas entre outros.
  • Experiência prática com softwares de análise estatística.

 Inglês Fluente



Id ZR_822_JOB